Como e porque reduzir o uso de Pen Drive na sua Empresa.
Como e porque reduzir o uso de Pen Drive na sua Empresa.
Atualmente temos que lidar com trâmite contínuo de informações, compartilhamento e armazenagem de dados. Mas como manter a segurança e a rapidez desses canais de transmissão de arquivos e reduzir o uso de pen drive?
Muitas empresas encontraram como solução de segurança banir o uso de dispositivos portáteis, como o Pen Drive.
Dados da empresa de segurança digital, Kaspersky, comprovam que 30% dos vírus encontrados nas máquinas foram proveniente de pen drives e outros dispositivos móveis. Além de ser um meio muito usado para hackers invadirem sistemas e promoverem ataques cibernéticos.
Mas existem outros motivos para proibir o uso de Pen Drives na sua empresa
Pontos negativos do uso dos Pen Drives:
- Dispositivo pequeno passivo de perda e roubo;
- Fonte de vírus;
- Comumente usado como instrumento de ataques cibernéticos;
- Meio prático para roubo de informações confidenciais da empresa;
- Desvio de registros importantes como: dados bancários, arquivos confidenciais de clientes, projetos exclusivos da empresa, entre outros;
- Aparelho frágil, exposto a queda recorrente ou queima de pequenos componentes. Considerado que 90% dos problemas de perda de arquivos são decorrentes desses tipos de acontecimentos.
- Dados apontam que 77% dos funcionários relatam o uso de Pen Drives pessoais para uso corporativo, isso faz com que a empresa perca o controle do trâmite de seus dados e também das medidas de segurança de seus arquivos.
- Os dados mais desviados através de Pen Drives são: dados pessoais de clientes, planos de Marketing, propriedades intelectuais da empresa e códigos-fonte.
Alternativas para reduzir o uso de Pen Drive na sua empresa
Fica evidente pelos dados e registros acima que o uso de Pen Drives e outros dispositivos móveis não são convenientes para empresa, mas como reduzir o uso de Pen Drives na sua empresa?
Para as empresas que gostam da portabilidade e agilidade no compartilhamento de dados, temos o gerenciamento de dados na nuvem, possibilitando backups programados, auditorias com sistemas conjuntamente aplicados, para ter controle sobre as informações compartilhadas e qual colaborador fez as alterações.
Essa solução tem implementação rápida e sem maiores complexidades, facilmente aderida pelos funcionários. Hoje no mercado temos diversos sistemas com essas funções como: One Drive, Google Drive ou o Dropbox.
Outro método eficiente é instalação de softwares de gerenciamento e armazenamento de dados, existem no mercado diversos desses sistemas, cabe estudar o melhor custo benefício para sua empresa, tanto no âmbito financeiro, quanto na usabilidade, para que o software esteja a altura de conhecimento técnico dos seus colaboradores.
Via rede é possível fazer instalação de sistemas de armazenagem, como o network attached storages ou NAS, potencializando o espaço do computador, organizando e gerenciando seus dados com segurança, trazendo eficiência para sua empresa.
Este sistema permite o backup seguro e compartilhamento de pasta de arquivos através da rede. Para instalação do NAS é preciso uma empresa de TI, para que as redes sejam montadas de forma segura e sem falhas. Esse tipo de sistema evitam problemas de desempenho, como lentidão, falta de segurança, mau funcionamento ou desvio de informações.
É exequível uso do sistema juntamente com o backup na nuvem, dessa maneira sempre há garantia na segurança da informação. Caso haja algum imprevisto, há uma segunda opção para acesso e resgate dos dados, sem comprometer o processo das atividades da empresa, transmitindo confiança para seus clientes e colaboradores.